-> Dúvidas sobre cursos do IFC, formas de ingresso em todos os cursos, transferências, matrículas? Confira em: Perguntas Frequentes. <—
O certo é IF Catarinense ou IFC?
O correto é IFC. A instrução normativa 003/2014 regulariza a unificação da sigla do Instituto Federal Catarinense e incentiva o uso do nome e da logomarca simplificada em todas as atividades institucionais. Portanto, use, na fala e na escrita, Instituto Federal Catarinense ou Instituto Federal Catarinense Campus Blumenau (e não mais Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia); use a sigla IFC (e não mais IF Catarinense).
Tem diferença entre Instituto Federal Catarinense (IFC) e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)?
Sim. Santa Catarina possui dois institutos federais, cada qual administrado por reitorias diferentes e com campi distintos. O Instituto Federal Catarinense (IFC) surgiu da junção das escolas agrotécnicas de Concórdia, Rio do Sul e Sombrio, mais os colégios agrícolas de Araquari e Camboriú. O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) constituiu-se a partir dos antigos Cefets/SC (Centros Federais de Educação Tecnológica de Santa Catarina).
A Reitoria do IFC fica em Blumenau. O IFC possui atualmente 15 campi distribuídos nas cidades de Abelardo Luz, Araquari, Blumenau, Brusque, Camboriú, Concórdia, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Rio do Sul (Sede e Unidade Tecnológica e Urbana), Santa Rosa do Sul, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, Sombrio e Videira.
Para estudar no IFC é necessário pagar mensalidade?
Não. O IFC é uma instituição pública e todos os cursos ofertados são gratuitos. Não é necessário pagar matrícula e nem mensalidade.
O IFC faz vestibular para os cursos superiores?
Desde 2014 o IFC não realizava vestibular para selecionar os alunos em cursos superiores. O processo ocorria por meio do Enem/Sisu. Em 2023, o IFC participou do vestibular unificado com a UFSC e o IFSC, mas o processo de ingresso via Enem/Sisu permanece, com a oferta de 50% das vagas. Mais informações, acesse Portal do Ingresso.
Como funciona o Ensino Superior do IFC?
Os cursos de nível superior são ofertados para quem já concluiu o ensino médio e são focados em tecnologia, bacharelado e licenciatura:
-
Tecnologia: com carga horária menor (cerca de três anos) em relação aos cursos de bacharelado e licenciatura, aprofunda-se em uma área específica. Como são cursos de nível superior, os tecnólogos podem dar continuidade aos estudos, cursando pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) e lato sensu (especialização).
-
Bacharelado: habilita bacharéis para atuarem na área de sua formação. Os cursos oferecem sólida formação teórica e prática, servindo como suporte para uma boa base científica ao estudante. Tem duração de quatro a cinco anos.
-
Licenciatura: forma profissionais aptos a trabalhar em ambientes educacionais, em todos os níveis de ensino – educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior. Tem duração de quatro anos.
Como funcionam os cursos técnicos do IFC?
Os cursos técnicos são ofertados em duas modalidades: integrado e subsequente:
-
Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio: para quem concluiu o ensino fundamental e vai cursar o ensino médio. O estudante concluirá o ensino médio junto a uma habilitação profissional técnica de nível médio. O ingresso para esta modalidade é por meio de prova, chamada de “Exame de Classificação”. O edital para esta prova é divulgado no segundo semestre (geralmente em agosto) e a prova ocorre em novembro.
-
Curso Técnico Subsequente: somente para os que concluíram o ensino médio. O estudante receberá diploma de profissionalização em nível técnico na área cursada.
O que é PAE?
É o Programa de Auxílios Estudantis. Tem como objetivo criar condições de acesso e aproveitamento pleno da formação acadêmica aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Por meio desse programa, os estudantes têm acesso a auxílio moradia e auxílios permanência. O valor recebido varia de acordo com as condições sociais apresentadas pelo estudante e sua família. É destinado a estudantes de cursos de ensino técnico de nível médio e de graduação. O edital do Programa de Auxílios Estudantis é divulgado todo início de ano letivo. O aluno pode se inscrever para o edital quando já estiver matriculado.
Quero trabalhar no IFC, como faço?
Para ingressar no quadro de servidores efetivos do IFC, o interessado deverá prestar concurso público de provas ou provas e títulos, dependendo do edital. Os editais são divulgados em trabalheconosco.ifc.edu.br. Para quem já é servidor federal e quer redistribuir, participe do banco de intenções do IFC. Há também a possibilidade de contratação de professor substituto (diferente do concursado, o contrato de trabalho de professor substituto é por tempo determinado, podendo o profissional atuar na instituição por até dois anos). Para esse tipo de contratação, o interessado deve ficar atento aos editais publicados no site.
*Fonte: Cecom/Blumenau